É um ato educativo supervisionado que visa integrar teoria e prática na formação do licenciando.
Permitir o aprimoramento técnico-científico por meio da vivência prática, aplicando conhecimentos adquiridos.
Em instituições públicas ou privadas, escolas, empresas, ONGs, órgãos públicos e unidades da UFPR.
Estágio obrigatório (405h) e não obrigatório (opcional e contabilizado como atividade formativa).
Distribuído em quatro disciplinas, com atuação docente e desenvolvimento de tecnologias educacionais.
Com duração entre 1 semestre e 2 anos, mediante termo de compromisso, acompanhado por docente e certificado.
COE, professor orientador, supervisor da concedente e o próprio aluno estagiário.
O regulamento completo consta no Anexo II do PPC do curso.
Sim, desde que você atenda aos critérios estabelecidos pela Coordenação do Curso.
Requisitos para autorização do estágio não obrigatório:
O PPC prevê a possibilidade de análise de casos excepcionais. Se você não cumprir exatamente o critério de 20% das disciplinas cursadas, mas tiver uma justificativa relevante (como necessidade financeira), procure a Comissão Orientadora de Estágio (COE).
A COE analisará sua solicitação e poderá autorizar o estágio não obrigatório em caráter excepcional, mediante avaliação do caso.
É um trabalho final obrigatório que integra os conhecimentos do curso, com base em pesquisa orientada.
Aplicar os conhecimentos adquiridos, desenvolver escrita científica e senso crítico.
Dividido em TCC 1 (inicialização) e TCC 2 (desenvolvimento final e defesa). Total: 180h (7º e 8º períodos).
Para TCC 1: 1710h ou plano aprovado pela COA. Para TCC 2: aprovação em TCC 1.
Docente aprovado pelo colegiado que acompanha todo o processo, cria o cronograma e indica a banca.
3 membros: orientador, docente da UFPR e externo (graduado e com experiência na área).
Apresentação pública de até 20min, com arguições e deliberação. Pode ser remota, se houver externo.
Considera o texto, clareza, fundamentação, metodologia, apresentação oral e domínio do tema.
Nota mínima de 50 e frequência. Difere da média 70 das demais disciplinas.
Sim, se publicado em evento ou periódico Qualis A/B, com aprovação do Colegiado.
Reprovação sumária e sanções institucionais.
Entregar versão final em PDF à coordenação para catalogação na biblioteca.
Os direitos são do autor, com citação obrigatória do orientador. Venda exige contrato.
Consultar o Anexo IV do PPC. Casos omissos são resolvidos pelo Colegiado.
O SIGA (Sistema de Gestão Acadêmica) é a principal plataforma para matrícula, boletim, histórico e outras funcionalidades acadêmicas.
A UFPR oferece um vídeo tutorial completo com orientações passo a passo para estudantes:
🎥 Manual da Estudante e do Estudante UFPR – Acesso ao SIGA (YouTube)
O UFPR Virtual é o ambiente virtual de aprendizagem usado para disciplinas online, híbridas e para suporte às aulas presenciais.
O Cipead disponibiliza tutoriais detalhados sobre o uso da plataforma, incluindo fóruns, envio de tarefas e uso de videoaulas:
A Educação Híbrida combina momentos presenciais e atividades online, promovendo autonomia e integração de tecnologias digitais ao ensino.
A UFPR organizou um material introdutório com fundamentos, exemplos e orientações para estudantes e docentes:
Para acessar sistemas internos como SIE, Sophia e outros serviços restritos fora da rede UFPR, é necessário usar a VPN institucional.
Confira os guias oficiais para configuração no Windows e acesso remoto: