Muitos pesquisadores e professores têm defendido a ideia de estimular e aplicar o ensino de programação de computadores na Educação Básica, levantando a hipótese de que o pensamento lógico e computacional pode contribuir para o desenvolvimento do pensamento matemático dos estudantes. Portanto, abordagens de ensino de programação adequadas à Educação Básica vêm sendo propostas e aplicadas no mundo todo. Ainda assim, no Brasil, o ensino de programação na Educação Básica ainda é pouco difundido, além de não estar presente na matriz curricular do Ensino Fundamental e Médio. Este projeto visa proporcionar aos alunos das escolas de Palotina e região a oportunidade de terem contato com a programação de computadores por meio de oficinas oferecidas gratuitamente, contribuindo, assim, para o desenvolvimento do pensamento lógico e computacional e pelo interesse pela Matemática e Ciência da Computação.
Este projeto de extensão está vinculado ao grupo de pesquisa de Computação e Tecnologias Digitais na Educação (dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/8672689470091786)
A seguir são apresentamos os principais professores mestres e doutores envolvidos no projeto. É importante destacar que este projeto de extensão integra também alunos do curso de Licenciatura em Computação do Setor Palotina. Atualmente a aluna Luciene Nascimento dos Santos e o aluno Roberto Pereira da Silva integram esta equipe.